Localização | Associe-se | (11) 3736-0613
Petrópolis e seu ecoturismo

fdgfdg

Petrópolis é conhecida por ser a Cidade Imperial e também pela sua renomada Gastronomia. Porém não podemos deixar de destacar o Ecoturismo, onde é explorada a nossa Serra, tendo o verde como cenário para grandes aventuras, incríveis fotos e claro, o contato direto com a nossa mãe Natureza.

Um lugar obrigatório nesta jornada é o Parnaso: Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

No início do ano foi divulgada uma pesquisa realizada por uma Empresa norte americana,  U.S. News & World Report, elegeu o Brasil como o país nº 1 em Turismo de Aventura Mundial e a foto da matéria era de um Mirante do Parnaso.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

A região oferece tranquilidade e segurança, num clima agradável da serra, com ambientes de densa Mata Atlântica com fauna rica e diversificada. Desenhado por lindas e originais montanhas, basta uma simples caminhada pelo parque para observar a exuberância da natureza com árvores centenárias, vegetação e animais nativos.

Aventure-se na Travessia Petrópolis – Teresópolis, considerada um clássico de montanhismo brasileiro e um roteiro visitado por turistas do mundo inteiro. A caminhada de aproximadamente 30 quilômetros, feita geralmente em três dias, é classificada por alguns montanhistas como a mais cênica do Brasil, tendo a Sede do Parnaso Petrópolis localizada na Estrada do Bonfim, s/n, Corrêas.

Diversas empresas oferecem pacotes e serviços para que o turista tenha um atendimento completo e de qualidade, como:

A Pousada Paraíso oferece o “Birdwatcing” – Observando aves no paraíso.

Até o momento foram identificadas 230 espécies de aves na propriedade. O responsável por este levantamento é o guia de Birdwatching/obs.ervação de aves Ricardo Gagliardi. Destaque para o Azulão (Cyanocompsabrissinii), Papo-branco ou Choca da Taquara (Biatasnigropectus) e Tapaculo-pintado (Psilorhampusguttatus).

A melhor época para a observação de aves nesta região é no período de agosto até novembro, ou seja, grande parte da primavera, quando se dá a fase de reprodução das aves. As bem conservadas trilhas garantem ao birdwatcher/observador a oportunidade de encontro com raras e curiosas aves brasileiras.

Duas vezes por ano é realizado o Workshop de Fotografia e Observação de Aves, com a parceria do fotógrafo João Quental.

Foto: João Quental.

Conheça outros serviços: http://www.pousadaparaiso.com.br

Petrópolis C&VB

Autor: Petrópolis C&VB