Últimas Notícias
{"effect":"fade","fontstyle":"normal","autoplay":"true","timer":"4000"}

NOTÍCIAS

Ministro envia carta de apoio à parceria da Anseditur com a OMT

Associação nacional e academia de qualificação da Organização Mundial do Turismo vão firmar parceria para certificação internacional de destinos brasileiros

Por Geraldo Gurgel

Em comunicado oficial ao secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Mzurab Pololikashvili, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, declarou o apoio institucional do Ministério do Turismo para a formalização de termo de cooperação da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) com a Fundação Themis, a academia de qualificação da OMT. O apoio da Pasta é imprescindível para a implementação dos programas UNWTO Quest e UNWTO Capacity nos destinos turísticos brasileiros.

“A parceria será, fundamentalmente, um mecanismo de enriquecimento cultural, troca de experiências e geração de empregos e divisas para as cidades associadas à Anseditur”, disse Lummertz ao emitir a posição do ministério sobre o pleito da associação ao secretário-geral da OMT. Os municípios buscam a certificação internacional da OMT para destinos turísticos.

Na carta, o ministro afirma que o MTur reconhece todas as credenciais da Anseditur como instituição, atributos necessários para realizar a parceria. Ele destaca, ainda, que a associação é uma representante legítima dos municípios turísticos brasileiros no Conselho Nacional de Turismo e integra o Sistema Nacional de Turismo, instituído pela lei que dispõe sobre a política nacional de turismo.

Lummertz também ressaltou a importância de estreitar laços com agentes da comunidade internacional para fomentar a inteligência competitiva no setor de turismo, eventos e qualificação profissional.

Segundo o secretário municipal de turismo de Maceió, Jair Galvão, que preside a Anseditur, a Fundação Themis é um braço operacional da Organização Mundial do Turismo e tem a missão de apoiar a concepção e implementação de políticas públicas e planos de educação e formação nos destinos. “O objetivo é permitir aos destinos alcançarem seu potencial de pleno emprego no setor turístico, assim como melhorar sua competitividade e sustentabilidade”, explicou. A Anseditur tem 80 municípios associados e poderá intermediar ações da OMT com cerca de três mil destinos nacionais.

 

Representantes de cidades turísticas das cinco regiões do país fazem parte da associação que conta com um assento no Conselho Nacional de Turismo. Atual presidente é secretário de Turismo de Maceió (foto). Crédito: Divulgação/MTur

Edição: Vanessa Sampaio

Fonte: http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=12241

© 2022 Todos os direitos reservados