Últimas Notícias
{"effect":"fade","fontstyle":"normal","autoplay":"true","timer":"4000"}

IMPRENSA

< Voltar

Belo Horizonte recebe visita técnica das ações de segurança no Carnaval

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, conheceu de perto o trabalho realizado pelos profissionais de segurança do estado para o período

Por Vanessa Sampaio

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (de azul), e autoridades do MTur e do estado mineiro durante visita ao Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais. 

O planejamento das forças de segurança de Belo Horizonte para o Carnaval será uma das experiências modelo que devem entrar no Plano Nacional de Segurança Turística, documento em elaboração pelo Ministério do Turismo. Em compromisso oficial na capital mineira nesta sexta-feira (1°), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais e todos os preparativos em torno das ações de segurança para a festa da cidade, que deve atrair mais de 3,6 milhões de visitantes.

Acompanhado dos secretários nacionais de Integração Interinstitucional, Bob Santos, e de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, o ministro foi recebido pelo secretário de Segurança Pública do estado, general Mário Lúcio Araújo. A central, que recebe mais de 7 milhões de chamados por ano, contará com o auxílio de drones durante o monitoramento da cidade na Operação Carnaval 2019, além de uma delegacia móvel para atendimento especial ao folião.

Para o ministro do Turismo, “o reforço estratégico e a integração dos sistemas de monitoramento e segurança da capital ajudaram a transformar o carnaval belo-horizontino em um dos eventos de rua referência em segurança no Brasil”, garantiu.

Segundo o secretário Mário Araújo, o trabalho das corporações tem aumentado a sensação de proteção do visitante, considerado o segundo pilar da segurança pública, depois dos índices de criminalidade. Ele também destacou que o policiamento turístico faz parte do treinamento policial padrão no estado. A capital conta com uma delegacia de grandes eventos com atendimento especializado de atendimento ao turista.

COP – Como parte da agenda oficial dos representantes do Ministério do Turismo, os secretários da Pasta, Aluizer Malab e Bob Santos, visitaram no período da tarde o Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, um dos órgãos responsáveis pelas ações de segurança que serão adotadas durante a festa. Para o período do Carnaval, o COP trabalha com a integração das ações dos órgãos municipais e estaduais para garantir a segurança dos foliões, o monitoramento do trânsito e a maior agilidade na solução de problemas urbanísticos que surgirem.

MOVIMENTAÇÃO – De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a festa deve ter um impacto de R$ 615,5 milhões na economia da capital mineira. Para o setor hoteleiro, este deve ser o melhor Carnaval dos últimos quatro anos, quando a folia na cidade começou a crescer. Tanto que a expectativa é de uma ocupação média de 60% nos hotéis da capital, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em belo Horizonte (ABIH-BH).

Fonte: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12458-belo-horizonte-recebe-%C3%BAltima-visita-t%C3%A9cnica-para-acompanhamento-de-a%C3%A7%C3%B5es-de-seguran%C3%A7a-no-carnaval.html

© 2022 Todos os direitos reservados