Últimas Notícias
{"effect":"fade","fontstyle":"normal","autoplay":"true","timer":"4000"}

IMPRENSA

< Voltar

Cidades Criativas da Unesco estão reunidas em Florianópolis

2º Ecriativa conta com a participação do Ministério do Turismo e reúne a rede brasileira dos oito destinos turísticos considerados Cidades Criativas da Unesco

Por Geraldo Gurgel

Florianópolis, capital catarinense que, em 2014, foi a primeira cidade do país a conquistar o título da Unesco de Cidade Criativa sedia até sexta-feira (29), a segunda edição do Ecriativa. O evento reúne os oito destinos nacionais que fazem parte da rede brasileira de Cidades Criativas da Unesco: Florianópolis, Belém e Paraty (cidades criativas no segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema). Participam do evento ainda outras três cidades que pleiteiam o título: Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza.

“Encontros como este, com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que têm a criatividade como estratégia de desenvolvimento, estimulam o turismo sustentável. Florianópolis tem sido um exemplo aos demais municípios que, mais tarde, conquistarão essa chancela da Unesco”, disse o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos.

O MTur participa do evento ao lado de representantes da Unesco e da Secretaria Nacional da Cultura. O encontro vai proporcionar, aos participantes, conhecimento e troca de experiências sobre os projetos atuais e futuros com apresentação de painéis das cidades que integram a rede. Em Florianópolis, por exemplo, o foco é nas visitas técnicas aos bairros considerados polos gastronômicos, como Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Coqueiros e Lagoa da Conceição; às fazendas de ostras, que abastecem os restaurantes; além de walking tour no Centro Histórico da capital.

A rede mundial de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação, inclusive internacional, entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU. Depois de Brasília, Florianópolis é a segunda capital a reunir as cidades criativas para o compartilhamento de ações, estratégias, experiências, ideias e melhores práticas no campo da indústria criativa e do desenvolvimento urbano e os desafios que elas enfrentam.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12540-cidades-criativas-da-unesco-est%C3%A3o-reunidas-em-florian%C3%B3polis.html

© 2022 Todos os direitos reservados