Últimas Notícias
{"effect":"fade","fontstyle":"normal","autoplay":"true","timer":"4000"}

IMPRENSA

< Voltar

UNEDESTINOS se reúne com Sebrae Nacional para retomada

Mais de 40 destinos associados debateram ações para reativação da economia do setor

Há algumas semanas, o País vem vivenciando a gradativa retomada das atividades econômicas, como comércio de bens e serviços. Cautelosamente, as viagens de lazer fortalecem o movimento, entretanto, por sua vez, o segmento de eventos ainda se demonstra como um grande ponto de atenção, com um calendário de feiras e congressos optando por encontros digitais/híbridos, cancelamentos ou adiamentos para 2021. Dessa forma, a UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, se reuniu com o Sebrae Nacional nesta quinta, 20, em encontro virtual, para debater ações conjuntas, entre outras pautas.

“O Sebrae regional já realiza grandes ações em parceria com os Conventions Bureaus, como seminários e capacitações. O turismo de lazer está retomando e construindo uma sobrevida sólida frente à crise. Entretanto, precisamos dar atenção ao segmento MICE, muito impactado pela pandemia e ainda aguardando uma data concreta para retorno”, explicou Brenda Silveira, Vice-Presidente Conselheira da UNEDESTINOS e Diretora Executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Estavam presentes Katia Georgina, do Sebrae Pernambuco, Milena Zimmermann, do Sebrae Santa Catarina, e Ana Clevia Guerreiro, representante do Sebrae Nacional.

“As unidades estaduais do Sebrae têm independência para agir junto a seus parceiros. Por sua vez, como estratégia de enfrentamento da crise no País, o Sebrae Nacional, além de direcionar 50% de seu faturamento como garantia para agentes financeiros viabilizarem créditos a pequenas e médias empresas do setor, também direcionou recursos às unidades regionais para atuações direcionadas, voltadas para adequações em legislação, gestão de finanças e desenvolvimento de mercado”, detalhou Ana Clevia. “Em março, junto a UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) e a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), o Sebrae realizou uma pesquisa amplamente divulgada sobre o setor de negócios e eventos, que deve ser atualizada em breve, focada na retomada”, completou.

O encontro também contou com o debate de pautas como a realização de 14 a 18 de setembro do Expo+Foro Virtual de Turismo Global, sob organização da Associación CVBs Latam & El Caribe e da Presidente eleita Silvana Biagiotti. Mais informações sobre o evento em expoforovtg.com. Malu Ribeiro, que já foi executiva do Ubatuba CVB , apresentou o projeto RoteiroBRClube, de benefícios; e Raimundo Peres, membro da Academia Brasileira de Turismo e Eventos, o projeto “Multidestinos & Multimarketing”, para consultoria na retomada.

Para finalizar, Eduardo Sanovicz, Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, convidado para encerrar o encontro, abordou o atual contexto da aviação nacional e previsões em curto e médio prazo para retomada da malha; além de compartilhar sua visão nas ações para o turismo de negócios e eventos no mercado doméstico e a importância da atuação dos CVBs.

“Todos os destinos estão enfrentando os desafios da crise causados pela pandemia, mas cada qual com suas especificidades e vocações. A UNEDESTINOS, mais uma vez, atua para o compartilhamento das melhores práticas entre seus membros associados, além de buscar parceiros que possam auxiliar na criação de projetos e ações que viabilizem a obtenção de novos recursos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento sustentável”, concluiu Toni Sando, Presidente da UNEDESTINOS e 1º Vice-Presidente dos CVBS Latam & El Caribe.

© 2022 Todos os direitos reservados